WAR O JOGO DA ESTRATÉGIA

Um dos jogos de tabuleiro que mais se relacionam com o tema História, é o famoso WAR da empresa Grow, por isso, considero que ele mereça um espacinho nesse Blog em um post mais informal.
       Em Resumo War foi o primeiro jogo que a Grow lançou e durante alguns anos foi o único produto que ela comercializou. De fato, é o mais famoso jogo de estratégia (do grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...), enfim... Para conquistar seus objetivos o jogador precisa de inteligência, sensibilidade, percepção e sorte.
O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor. É disputado em rodadas, nas quais os participantes colocam exércitos e atacam outros oponentes. Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados.


O número de dados lançados, para atacar ou defender, varia de acordo com o número de exércitos nos territórios envolvidos. Porém, você pode atacar ou defender com no máximo 3 dados.
No primeiro exemplo  ao lado,  (3vs1), o atacante está jogando com 3 dados, ou seja, ele deve ter no mínimo 4 exércitos no território e o defensor tem 1. Se o atacante tiver 3 exércitos, poderia utilizar somente 2 para atacar, pois o atacante deve sempre preservar 1 exército para manter o território.
Ao lado você pode ver a probabilidade de sua jogada de ataque obter sucesso, de acordo com a quantidade de dados jogados. 


Fiz uma compilação das dez melhores dicas e estratégias que encontrei na Internet sobre WAR, escritas por experientes jogadores.

1) O mais importante, no início, é conquistar um continente, seja ele qual for.
Mesmo que ele não tenha relação com seu objetivo. A escolha do continente a ser conquistado deve basear-se na distribuição inicial dos exércitos, e, se você não for o primeiro, na tendência dos seus adversários. Se você, por exemplo, tem muitos exércitos na África e América do Sul, e um dos seus adversários investiu na conquista da África, tente a América do Sul, e vice-versa.

2) Mas NUNCA tente a Ásia no começo.
É impossível conquistar a Ásia sem ter conquistado um outro continente primeiro, pois a Ásia é muito grande e nenhum jogador experiente deixará que você a conquiste. Nunca vi um jogador começar o jogo tentando conquistar a Ásia e conseguir. Todos terminam ficando sem continente e são eliminados do jogo. (Fábio Vermelho, Salvador – BA)

3) A psicologia conta mais do que parece (Sergio Halaban, São Paulo – SP)
War é um jogo apaixonante, justamente por possibilitar inúmeras alternativas, mas as decisões tomadas durante uma partida não são nada fáceis. Como fazer para disfarçar o meu objetivo? Qual o melhor momento para atacar? Para fazer uma troca? Defender as posições conquistadas? Como romper uma aliança sem perder a credibilidade e ficar rotulado como um traidor indigno de confiança? Como comemorar a vitória de uma batalha sem provocar a ira e o desejo de vingança dos demais? O equilíbrio entre todas essas decisões é fundamental para um bom desempenho em uma partida de War.

4) Evite confrontos diretos (André Zatz, São Paulo-SP)
Pode parecer estranho dar essa sugestão num jogo de guerra, mas eu acho que é a melhor estratégia para vencer no War. Naturalmente você tem que atacar outros jogadores, mas tente fazer isso de modo a evitar o conflito de interesses. Todo jogador tem territórios que prefere em função do seu objetivo e estratégia. Se você for com tudo para uma batalha dessas, os dois sairão perdendo, desgastados por uma guerra que não leva a nada. Tanto quanto possível trace metas que não sejam totalmente incompatíveis com as dos adversários. Para isso, preste bastante atenção no que eles estão fazendo.

5) Acho importante saber usar as cartas na hora certa (Luciano Matos, Salvador – BA),
Pois pode definir um jogo. As cartas são a grande esperança de quem está quase perdendo o jogo se reerguer.

6) No início do jogo, concentre todo o exército disponível para ataque em um único país.
As chances de conquista serão maiores e você estará dando um importante passo para o domínio do respectivo continente.

7) Caso você seja o primeiro a jogar, ataque sem piedade até esgotar seus exércitos.
Como você será o primeiro a repor peças, poderá despontar como potência já na segunda rodada por dispor de mais países e poder evitar o crescimento de outros exércitos. Claro que e em tudo há exceções, além disso, você pode ter uma primeira rodada desastrosa, mas normalmente os demais competidores não arriscam tanto, e você termina a primeira roda sempre com um número maior de países.

8) Não perca tempo em confrontos intermináveis.
É preferível abandonar a batalha para se fortalecer e só em tão reinicia-la.

9) Não conseguindo induzir outro competidor a fazer o trabalho por você, não hesite em sair de seu objetivo para evitar o crescimento de outro exército.
O crescimento dele poderá constituir na sua derrocada. Há casos em que o crescimento de um exército pode ser benéfico, sendo assim, ajude-o a crescer. 

10) Quando você conquistar um continente, não dispor de um número suficiente de exércitos para a defesa da fronteira e tiver a certeza que será atacado em seguida, transfira os exército para territórios na retaguarda da fronteira.
Você poderá reconquistar esse continente mais facilmente porque o inimigo não poderá estender o ataque por dispor de apenas 3 exércitos para isso. Um exemplo é deixar os exércitos no Sudão e Congo, ao invés de perder-los desnecessariamente na Argélia e Egito.
(Alessandro Rezende Guimarães, Itatiaia-RJ)

Evidente que essas dicas e estratégias são próprias de cada um, não são verdades absolutas e com certeza existem exceções. Em suma, devemos sempre manter o espírito esportivo, saber perder e principalmente saber vencer, pois embora WAR seja um jogo de estratégia a sorte conta bastante e essa, pode mudar a qualquer momento.

Atualizamos nosso post, leia mais em: Como vencer no War.


Fontes
Regulamento do War
http://www.ludomania.com.br/wp/?p=531
http://pegaoabade.blogspot.com.br/2008/08/fala-aew-bom-galera-muito-legal-pra-mim.html

Comentários

  1. Gian curtiu seu post! hahah
    Lá na escola que trabalho tem esse game, só tenho que esperar os diabos desviciarem do banco imobiliário, daí vo lançar war pra eles jogarem. hahah

    ResponderExcluir
  2. Há uma versão do war 2 online em www.war2online.com

    ResponderExcluir
  3. War 1 e War2, de graça, tem no www.wargratis.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que edição é essa da primeira foto?(tabuleiro montado com as peças)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A penúltima edição. Vc encontra só usada agora

      Excluir
    2. Eu comprei essa versão em um shopping

      Excluir
  5. Que edição é essa da primeira foto?(tabuleiro montado com as peças)

    ResponderExcluir
  6. dê dicas para quem recebe as cartas por último, ou é só questão de sorte?

    ResponderExcluir
  7. Legal!
    Quando jogo com minha turma nós não utilizamos a "carta branca" àquela que pode ser utilizada em caso de perda. Sabe-se que na realidade existe um código bélico, em que quando um país ou território é "conquistado" por outro, ainda que economicamente, aquele está submisso a este, portanto, restringe-se automaticamente a liberdade do "direito de ir e vir" quer que seja do nativo ou do estrangeiro. Por exemplo, recentemente foi anunciado pelas mídias que o Japão iria comprar uma ilha exclusivamente para os EUA fazerem("brincarem") treinamento bélico. Não deixa de ser uma atitude de "laranja" da parte nipônica comprar para outrem e levar possíveis créditos numa nota fiscal, mas num outro ponto de vista. A "carta Branca" de acordo com o código pacifica À FORÇA qualquer "inimigo" & S Í MESMO, porém tem que saber USA-la. Fique na sua!!

    ResponderExcluir
  8. Quando um jogador tem apenas um exército em vários territórios, não podendo mais atacar, é o fim do jogo para ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu amigo. É o fim da rodada (não pode mais atacar) e é o fim do turno (você não pode locomover suas peças adicionais). Portanto, você tem que esperar os próximos jogadores realizar seus ataques e movimentos, para voltar a acrescentar as peças

      Excluir
  9. Precisa terminar a rodada com objetivo completo para ganhar no war ?

    ResponderExcluir
  10. Ataquei um território e perdi meu exército no ataque, como fica o território que ficou sem meu exército e não consigo mover meu exército pois não está próximo, qualquer outro jogador pode assumir esse território?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nunca pode atacar com todo seu exército. Se você tem três exércitos no país, você só pode atacar com 2.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INDEPENDÊNCIA DOS EUA: A Guerra Franco-Indígena.

Como vencer no War